Passo-a-passo do Funil de vendas para marketing digital

Tempo de leitura: 4 minutos

Se você está começando o seu negócio ou quer uma renda extra na internet, conhecer o passo a passo do funil de vendas para marketing digital é muito importante.

Por isso, saiba agora o que é e como montar o seu funil de vendas, para ampliar os lucros e garantir o saldo financeiro positivo.

Afinal, esse funil é considerado como uma das bases e chaves do sucesso financeiro e planejamento de negócio.

Vamos lá?

O que é funil de vendas

Em primeiro lugar, você precisa saber que o funil de vendas, não é mesmo? Bom, ele não é conhecido somente com esse nome, ele também pode ser conhecido como pipeline.

O funil de vendas é mais que uma ideia vaga, sendo definido como um modelo estratégico para entender a jornada de compra do cliente.

Dessa forma, o funil de vendas funciona como um esquema de amostragem de caminho.

O que isso significa?

De maneira simples, esse funil funciona através de informações do cliente desde o primeiro contato dele com o seu produto/empresa até o último passo, seja uma compra ou desistência.

Como resultado, essa é uma das formas de descobrir como o usuário ou cliente encontrou você, como através de um link nas redes sociais ou uma notícia de blog.

Ao mesmo tempo, você tem uma ideia de quanto tempo ele levou do primeiro ao último clique, se a compra foi finalizada ou até mesmo se ocorreu o famoso “barrinho abandonado”.

Por isso, é possível separar o funil de vendas em quatro etapas gerais de usuários, sendo elas:

  • Visitantes;
  • Leads;
  • Oportunidades ou cliente em potencial;
  • Vendas.

E porque cada etapa é importante?

Cada etapa do funil de venda permite que você aprenda algo.

Por exemplo, no topo (visitantes), é o local mais geral para entender o que o cliente procura, enquanto que na etapa de leads você consegue identificar como o público reage ao negócio e se há o reconhecimento de um problema.

Na terceira etapa você entende melhor o poder de decisão de compra e possíveis desafios, até chegar ao objetivo final: a venda.

Como montar um funil de vendas para marketing digital

Tudo começa com os visitantes

Os visitantes são os primeiros usuários que tem acesso ao seu conteúdo e que podem ou não serem clientes.

Como resultado, tudo começa com os visitantes.

Sendo assim, pense o que esse visitante precisa encontrar na sua página para fazer esse primeiro acesso.

Então, chamar a atenção através de conteúdos de qualidade, oferecer algo a mais, ter diversos tipos de conteúdos, anúncios e divulgação do seu negócio, tudo pode gerar os visitantes que você precisa.

Ou seja, tudo começa com aquilo que você pode oferecer somado ao marketing.

Observação: para que isso funcione, é essencial que você tenha um público alvo ou persona em mente.

Por isso, não comece sem antes ter o seu público definido, pois você poderá acabar gastando tempo e dinheiro sem a devida necessidade.

Nutrir e educar

O segundo passo de como montar um funil de vendas significa ser capaz de fazer com que o seu negócio não fique apenas nos visitantes.

Sendo assim, você precisa nutrir e educar os visitantes, que podem se tornar leads e clientes em potencial.

Através de conteúdos, dicas, informações, marketing, engajamentos e outras técnicas, você faz com que os visitantes permanecem na sua página.

Assim, você comece a se tornar uma referência e autoridade no assunto.

Uma dica é foca em produtos ou conteúdos específicos, que realmente chamam a atenção do maior público. Para fornecer mais daquilo que os leads consomem.

Além disso, mantenha-se atualizado e opte sempre pela qualidade de tudo o que divulga, ou seja, selecione muito bem o seu

Direcionamento

Ao nutrir e educar os leads, você está os direcionando para um foco.

Por exemplo, fornecer conteúdos voltados sobre a importância de conhecer uma nova língua, facilita a venda de um curso ou e-book sobre idiomas.

Assim, você vai direcionando o público através dos conteúdos e possiblidades que apresenta, levando cada usuário a considerar a compra.

Com isso, aumenta o número de vendas do seu site ou blog porque você consegue impactar a decisão de compra.

Além disso, é importante estar em contato com o público para entender melhor as desistências, oferecer mais opções de compra e sempre estar atento ao que dizem sobre o seu negócio.

Assim, você analise melhor os números, entende a dinâmica da sua plataforma, os problemas dos usuários e faz o seu lucro crescer.

Conclusão

Em conclusão, montar um funil de vendas significa entender o público, oferecer conteúdos de qualidade e direcionar esses leads para a compra.

Então, comece agora a trabalhar em cada um desses pontos, amplie a atuação de nutrição e educação dos visitantes e garanta o aumento de vendas rapidamente.

Se ficou com alguma dúvida sobre o tema, deixe uma mensagem no espaço dos comentários para que eu possa lhe ajudar.

Grande abraço e até o próximo post.

PS: Então, antes de finalizar este post, quero te contar uma novidade muito bacana.

Tava conversando com meu amigo Alex Vargas, ele é um empreendedor digital em série e tem mais de 40 projetos online.

Só que o melhor é que ele desenvolveu um sistema a prova de falhas e que já vem aprimorando a mais de 4 anos, pra criar esses projetos de forma extremamente rápida.

Com esse sistema, que na verdade é um método em passos simples, mas que devem ser aplicados na ordem certa é possível criar vários projetos online de forma muito rápida, progressiva e altamente lucrativa.

E esse sistema ele compilou tudo em um Super Treinamento que chamou de Fórmula Negócio Online.

Eu já tive acesso ao treinamento e desde a semana passada quase não estou dormindo de tão alucinado com a quantidade de informações.

Eu já estou aprendendo e já estou colocando em prática, lembrei de você, eu tenho certeza que você vai ficar fascinado, garanto!

Dê uma olhada, clique na imagem abaixo!

O Treinamento é totalmente em vídeo aulas, com mais de 200 vídeos, mais de 50 horas no total de pura informação de qualidade no modelo de passo a passo, é impossível errar.

Além disso, tem muito material extra, como: Mapas Mentais, Checklists, Exercícios, Fluxogramas, Ferramentas Para os Membros, Vários Bônus Fantásticos.

E ainda uma galera muito bacana que faz parte dos alunos e esta aprendo e trocando idéias, e ainda o próprio Alex Vargas, esta sempre pronto pra responder todas as dúvidas.

Clique aqui para conhecer o curso!

PS: Conselho de amigo, não perca isso, clique no link acima agora mesmo.

Até mais,

Thiago Neves

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *