Como ter mais foco: método comprovado

Tempo de leitura: 5 minutos

Você não sabe mais o que fazer para ter mais foco e conseguir cumprir com os prazos de trabalho ou mesmo estudo?

Então, vem comigo descobrir esse método comprovado baseado em dicas fáceis que você pode começar a seguir agora mesmo.

Dessa maneira, você vai conseguir realmente fazer tudo o que precisa dentro do prazo.

Vamos lá?

Defina quais são as tarefas e prioridades de cada dia

Antes de começar a fazer qualquer mudança, é essencial que você saiba quais são as suas obrigações.

Justamente por isso, uma lista ou planilha, seja em papel, celular ou computador, podem se tornar sua melhor arma.

A ideia é anotar tudo o que você precisa fazer, preferencialmente em cada dia da semana.

Ao mesmo tempo, defina quais são, dentro dessas atividades, as prioridades.

Por exemplo, se você precisa estudar mais, defina quais os conteúdos de mais importância ou aqueles que tem maior dificuldade.

No ambiente de trabalho, defina quais são os projetos ou serviços que estão em atraso ou que precisam ser entregues mais rapidamente.

Essa primeira dica traz perspectiva para a sua rotina e evita que você se esqueça de algo.

Dica: faça a lista final de afazeres de deixa em local visível e com possiblidade de riscar, como em uma agenda, post its ou folha de sulfite na parede.

Organize seus horários e prazos

É comum que a falta de foco esteja atrelada ao dia conturbado, falta de horários ou mesmo de organização.

Dessa maneira, organizar os seus horários e prazos facilita o processo de conseguir se concentrar em apenas uma tarefa, já que pode evitar a ansiedade e o estresse.

Para que isso aconteça, defina quais são os seus horários de trabalho/estudo diários, incluindo a hora que começa e termina.

Do mesmo modo, defina quais são seus horários de intervalo, alimentação e sono.

 Vale ressaltar que dormir e se alimentar bem contribuem para o seu foco, já que mantém você mais desperto e com energia. Atenção quanto a isso.

Quanto aos intervalos, é comum que a atenção fique totalmente voltada para uma mesma tarefa por, mais ou menos, uma hora. Depois disso, o trabalho fica mais cansativo e você mais sonolento.

Pensando nisso, tente a cada uma hora fazer um intervalo pequeno, em torno de dez minutos, para andar, relaxar, tomar um café ou algo assim.

É importante definir os prazos de entrega dos seus trabalhos ou estudos para que você nunca fique atrasado ou acabe tendo algum problema.

Assim, vá finalizando conforme necessário, fazendo adaptação, colocando novos como prioridades e mantendo sua lista/agenda sempre organizada.

Tenha ou crie um ambiente de trabalho

Independentemente do local onde você trabalha, em casa ou em escritório, é preciso que o seu ambiente seja favorável.

Neste ponto, vale destacar a importância dos seguintes fatores:

  • Cadeira ou assento confortável;
  • Mesa ou outro item de apoio;
  • Possiblidade de organizar papéis, post its e demais;
  • Luz presente no local;
  • Acesso fácil ao que é necessário.

Mesmo trabalhando em casa, é essencial manter a ordem e um local de trabalho fixo, evitando de ficar em locais que possam te dar sono ou fazer você gastar mais tempo ocioso.

Por exemplo, prefira um ambiente claro, optando sempre que possível por luz natural, organize seus documentos em pastas e esteja perto de tomadas. Também vale deixar agenda, post its e folhas sempre por perto.

Importante: no seu ambiente de trabalho, procure evitar qualquer item que possa causar alguma distração ou fazer você perder tempo, como joguinhos, celular e outros itens.

Trabalhe a sua mente

Um dos desafios de como ter mais foco é ensinar a sua mente que aquele é o momento de fazer algo, como o trabalho, ao invés de ficar relaxado e pensando em nada.

Isso porque, se trata de hábitos, que são alterados aos poucos e, na maior parte das vezes, tira você da chamada zona de conforto.

Além dos hábitos diários, como seguir os horários definidos, é importante trabalhar outras questões diárias na mente.

Para isso, comece a visualizar a tarefa e o tempo médio que será gasto, defina metas diárias que podem ser alcançadas e também recompense a si mesmo quando uma semana for satisfatória.

Dentro da perspectiva de trabalhar a mente, também entra a questão de desenvolver continuamente mais autoconfiança e autoestima, já que isso aumenta as chances de você tentar fazer algo a mais.

Detalhe: além de todas essas dicas, pode ser válido incluir alimentos que fornecem mais energia, como os chás e carnes na rotina, enquanto evita alimentos que deixam o corpo mais preguiçoso, como as frituras.

Fazer atividades físicas regularmente e beber a quantidade de água recomendada, também impacta no seu foco.

Caso ache necessário, procurar um profissional, como um Psicólogo, pode te ajudar a encontrar a solução ideal ou saber o que realmente te atrasa.

Conclusão

Em conclusão, ter mais foco depende de uma atividade contínua que se baseia principalmente no descanso, organização, cuidado mental e definição do que precisa ser feito.

Então, comece agora a seguir cada uma dessas dicas e, depois, conta aqui embaixo como foi a sua experiência ou o que isso mudou na sua vida.

Até o próximo post!

PS: Então, antes de finalizar este post, quero te contar uma novidade muito bacana.

Tava conversando com meu amigo Alex Vargas, ele é um empreendedor digital em série e tem mais de 40 projetos online.

Só que o melhor é que ele desenvolveu um sistema a prova de falhas e que já vem aprimorando a mais de 4 anos, pra criar esses projetos de forma extremamente rápida.

Com esse sistema, que na verdade é um método em passos simples, mas que devem ser aplicados na ordem certa é possível criar vários projetos online de forma muito rápida, progressiva e altamente lucrativa.

E esse sistema ele compilou tudo em um Super Treinamento que chamou de Fórmula Negócio Online.

Eu já tive acesso ao treinamento e desde a semana passada quase não estou dormindo de tão alucinado com a quantidade de informações.

Eu já estou aprendendo e já estou colocando em prática, lembrei de você, eu tenho certeza que você vai ficar fascinado, garanto!

Dê uma olhada, clique na imagem abaixo!

O Treinamento é totalmente em vídeo aulas, com mais de 200 vídeos, mais de 50 horas no total de pura informação de qualidade no modelo de passo a passo, é impossível errar.

Além disso, tem muito material extra, como: Mapas Mentais, Checklists, Exercícios, Fluxogramas, Ferramentas Para os Membros, Vários Bônus Fantásticos.

E ainda uma galera muito bacana que faz parte dos alunos e esta aprendo e trocando idéias, e ainda o próprio Alex Vargas, esta sempre pronto pra responder todas as dúvidas.

Clique aqui para conhecer o curso!

PS: Conselho de amigo, não perca isso, clique no link acima agora mesmo.

Até mais,

Thiago Neves

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *