Como escrever conteúdo de qualidade

Tempo de leitura: 6 minutos

Criar conteúdo de qualidade com frequência não é para qualquer um. Para se conseguir esse feito é necessário disciplina e conhecimento, afinal de contas, conteúdo de qualidade hoje em dia é raro.

Pensando nisso, no post de hoje irei lhe ajudar a resolver dois problemas…

Irei lhe apresentar um guia simples, mas bastante diretivo para você as melhores técnicas para se criar um conteúdo de qualidade e sempre que você quiser, isso irá lhe ajudar a manter o seu leitor até o final e aumentar o engajamento.

Você está pronto?

Então vamos lá…

SOBRE O SEU TÍTULO

Título para SEO e titulo interno

Sim… é isso mesmo que você leu, você precisa criar dois títulos para o seu conteúdo.

O título para SEO é o item que precisa convencer o seu público ou um futuro leads é clicar no seu conteúdo.

Já o título interno é aquele que você deverá cativar o leitor para que ele leia de fato o seu conteúdo.

Mas, por que será que eles precisam ser diferentes?

Bom… para comportamentos diferentes é preciso também métodos e ferramentas diferentes, não é mesmo?

Quando a sua persona clicar no seu link, ele irá esperar pelo mesmo título dentro do seu conteúdo e a partir disso você já consegue surpreende-lo com um título logo de início.

Nunca prometa o que não irá conseguir cumprir

É extremamente frustrante para o leitor e diminui a sua credibilidade do seu blog quando você menciona resolver um problema no seu título e você não consegue resolver.

É verdade que pode acontecer de você conseguir gerar diversos links, mas até onde você vai pôr meros cliques? Esses usuários provavelmente não irão mais retornar ao seu site.

Não existe um “GUIA COMPLETO” de 500 palavras ou até mesmo um, “ganhe 1 milhão em um mês” ou até mesmo “perca gordura hoje mesmo sem sair de casa e sem dieta”.

Por favor, só prometa o que de fato poderá cumprir.

SOBRE A INTRODUÇÃO

É importante que sua introdução cative o leitor e o convença de que aquele conteúdo vale a pena ser lido até a conclusão. Isso irá aumentar consideravelmente o tempo de permanência do leitor dentro da sua página, o que pode ser algo importante quando falamos em rankear o seu blog.

Existe uma fórmula famosa criada por Brian Dean sobre a introdução de um conteúdo, que eu quero compartilhar com você.

A fórmula APP

As siglas APP significam Agree (concordar), Promise (prometer) e Preview (prévia;)

Esses três itens necessitam estar dentro da introdução do seu texto. Será eles que irão engajar o seu leitor e farão com que ele fique até o final do texto, somados a outros itens que iremos ver a seguir.

Concordar

Se você se recordar, eu comecei o meu texto com:

“Criar conteúdo de qualidade com frequência não é para qualquer um”.

Você sabe porque eu mencionei isso?

Para concordar com a dor do meu leitor, ou seja, você.

Se você começou a ler esse texto você deve saber que não é nada fácil criar bons conteúdos de qualidade com frequência e conseguir as primeiras posições do Google.

Se você fizer isso, você consegue facilmente gerar uma conexão com o seu público. De cara ele consegue entender que você o compreende, que você percebe a dor dele e poderá ajudá-lo.

Prometer

“Para se conseguir esse feito é necessário disciplina e conhecimento, afinal de contas, conteúdo de qualidade hoje em dia é raro”.

Nessa parte da introdução eu lhe fiz uma promessa concreta.

Existe sim uma forma de você se dar bem e criar bons conteúdos com frequência, você precisa se dedicar a ele e superar o seu concorrente.

Não a sombra de dúvida que ao ler essa frase você se perguntou, “Mas então, como eu vou fazer isso? ”

Prévia

“Pensando nisso, no post de hoje irei lhe ajudar a resolver dois problemas… irei lhe apresentar um guia simples, mas bastante diretivo para você as melhores técnicas para se criar um conteúdo de qualidade e sempre que você quiser, isso irá lhe ajudar a manter o seu leitor até o final e aumentar o engajamento”.

Com essa frase eu consegui lhe dar uma pequena prévia do que eu iria abordar durante o decorrer do texto.

Com essa frase o meu leitor certamente soube exatamente o que esperar do meu conteúdo e como resolver um problema do qual ele quer.

Ele também compreendeu que esse post poderia lhe ajudar e muito, mas tudo isso de uma forma simples e bem prática.

Depois de ele saber exatamente o que esperar do meu conteúdo, então ele provavelmente irá ficar até o final.

PENSE NA EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO NO DECORRER DO TEXTO

Utilize subtítulos

Os subtítulos é uma das partes que o leitor vai olhar antes mesmo de começar a leitura da sua introdução. Claro que não são todos, mas eu por exemplo, sou uma dessas pessoas.

Acredito que os subtítulos são uma peça fundamental quando falamos em analisar se o texto que irei ler valerá ou não o meu tempo.

Eles conseguem deixar o texto muito mais vistoso, mostrando a hierarquia de informações que irão seguir e o que será abordado durante todo o texto.

Os substitutos ajudam as pessoas que vieram em busca de apenas uma informação e irá ler apenas o que necessita para ele.

Mesmo que ele não fique até o final e venha ler apenas um conteúdo especifico, tenho certeza que consegui resolver o problema dele, ou seja, a função primordial do post foi resolvida.

Instigue o seu leitor

Está tentando prender o seu leitor durante todo o texto?

Então utilize frases que irão instiga-lo a ficar, isso tem de acontecer de forma constante no texto. Isso irá prendê-lo a despertar o interesse e a curiosidade dos seus leitores.

Algumas frases muito comuns são:

– Mas você deve estar se perguntando…

– E a melhor parte disso…

– Veremos mais à frente…

– E isso pessoal, não é tudo…

– Quer melhorar o seu conteúdo?

Você deve ter notado que eu utilize algumas dessas frases durante o texto, não é? Pois então, essas frases são fundamentais para você aumentar o tempo de permanência do leitor na sua página.

Conclusão

E então, o que você achou desse conteúdo?

Tenho certeza que você agora poderá criar conteúdo de alta qualidade com frequência para o seu público.

Para facilitar salve esse conteúdo nos favoritos para que você possa voltar sempre que necessário e relembrar algumas técnicas que mencionei por aqui.

Se ficou com alguma dúvida também, não deixe de deixar sua mensagem no espaço dos comentários para que eu possa lhe ajudar.

Boa sorte a você e bom trabalho!

PS: Então, antes de finalizar este post, quero te contar uma novidade muito bacana.

Tava conversando com meu amigo Alex Vargas, ele é um empreendedor digital em série e tem mais de 40 projetos online.

Só que o melhor é que ele desenvolveu um sistema a prova de falhas e que já vem aprimorando a mais de 4 anos, pra criar esses projetos de forma extremamente rápida.

Com esse sistema, que na verdade é um método em passos simples, mas que devem ser aplicados na ordem certa é possível criar vários projetos online de forma muito rápida, progressiva e altamente lucrativa.

E esse sistema ele compilou tudo em um Super Treinamento que chamou de Fórmula Negócio Online.

Eu já tive acesso ao treinamento e desde a semana passada quase não estou dormindo de tão alucinado com a quantidade de informações.

Eu já estou aprendendo e já estou colocando em prática, lembrei de você, eu tenho certeza que você vai ficar fascinado, garanto!

Dê uma olhada, clique na imagem abaixo!

O Treinamento é totalmente em vídeo aulas, com mais de 200 vídeos, mais de 50 horas no total de pura informação de qualidade no modelo de passo a passo, é impossível errar.

Além disso, tem muito material extra, como: Mapas Mentais, Checklists, Exercícios, Fluxogramas, Ferramentas Para os Membros, Vários Bônus Fantásticos.

E ainda uma galera muito bacana que faz parte dos alunos e esta aprendo e trocando idéias, e ainda o próprio Alex Vargas, esta sempre pronto pra responder todas as dúvidas.

Clique aqui para conhecer o curso!

PS: Conselho de amigo, não perca isso, clique no link acima agora mesmo.

Até mais,

Thiago Neves

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *